Exposição temática/temporária ao piloto Francisco Romãozinho

Francisco Romãozinho, uma das figuras mais importantes no desporto motorizado em Portugal, iniciou a sua carreira em 1966 e foi o primeiro piloto português oficial de uma marca, após o seu ingresso nos quadros da filial em Portugal de Automóveis Citroen. Em 1969, ao volante de um Citroen DS 21, vence o TAP Rally de Portugal, sendo um dos resultados mais importantes da sua carreira. Mais tarde, com o mesmo carro, participou no Rally de Monte Carlo onde conseguiu obter o 19° lugar da geral. Ao longo da sua carreira profissional, pilotou diversos Citroen, tendo com alguns deles conseguido boas classificações, tendo em conta as diferenças de potência para com os adversários.
Contudo, o seu contributo para o desporto automóvel nacional, não se fica apenas pelas suas participações como piloto, foi também Diretor Comercial e de Marketing de Automóveis Citroen em Portugal, além de ter sido um dos grandes responsáveis pela vinda do Pop Cross para Portugal,as famosas corridas dos Citroen 2 CV em circuitos de terra, que serviram de escola para tantos jovens pilotos. Depois, seguiu-se o seu contributo para os troféus Citroen Visa de Ralis e depois o Citroen Visa de Velocidade nos anos 80.
Dedicou mais de 40 anos da sua carreira aos automóveis, onde assinou várias participações a nível nacional e internacional, sempre com os automóveis como paixão.

No seguimento da exposição temática, que está ainda a decorrer, eis que foi agora possivel reunir no nosso museu, um grupo especial com forte ligação à equipa Citroën portuguesa à época e que privaram ou viveram de perto a história de Francisco Romãozinho.
Estamos a falar do Eng. Mário Martins da Silva e Luis Salgeiro responsáveis por esta equipa; Luis Alegria navegador de Francisco Romãozinho, e João Raposo, jornalista da Velocidade Online.
Foi muito bom ouvir e partilhar tantas histórias, assim como conhecer melhor este período dos ralis nacionais.
Aproveitamos este dia para também dar entrada de mais uma peça que muito compõem esta história, com este espetacular Citroen Visa GR. B original e com a decoração à época.

NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação. Se desejar saber como tratamos os seus dados leia nossa política de privacidade.